Champagne, branco, tinto ou rosê: 8 receitas de drinks incríveis com vinho

Os drinks com vinho são opções deliciosas e refrescantes, principalmente para os longos dias quentes do nosso país tropical. Um fato é que as combinações são muito versáteis, perfeitas para acompanhar das ocasiões mais informais — um happy hour entre amigos, por exemplo — até os eventos mais requintados, como um jantar para comemorar uma data importante. Tudo, é claro, sempre regado de uma boa degustação.

Mesmo existindo várias possibilidades de drinks, apenas alguns se destacam pela sofisticação, pelos aromas e pela incrível sensação oferecida ao paladar. Ficou curioso? Então continue a leitura deste post e saiba um pouco mais sobre alguns deles!

As melhores receitas de drinks com vinho

Como já dissemos, é possível fazer vários tipos de drinks: com vinho tinto, com vinho branco, com vinho rosé e ainda com champagne. As combinações são inovadoras, capazes de criar uma harmonização perfeita com os próprios ingredientes que vão nas bebidas, sejam eles frutas, gaseificados ou até mesmo outro estilo alcoólico.

Pensando nisso, resolvemos criar esse post e mostrar 8 receitas de drinks com vinho para que você aprenda e surpreenda a todos os seus convidados com bebidas sofisticadas, deliciosas e que acompanham muito bem a maioria dos aperitivos servidos. Venha conferir!

1. Clericot de frutas com vinho branco

De origem francesa e típica no Uruguai e na Argentina, essa bebida é da família dos tradicionais ponches, por ser uma junção de bebidas alcoólicas, não alcoólicas e frutas. Geralmente servido em uma bonita jarra transparente e depois em taças de vinho branco, o clericot é bastante leve e refrescante.

Existem diversas variações, mas uma das combinações mais incríveis leva 1 abacaxi, 1 maçã, 1 laranja, 12 morangos e 1 kiwi descascados, picados e jogados em uma jarra. Depois, é acrescentado gelo a gosto, 50 ml de conhaque, 50ml de Cointreau (licor de laranja), 70 ml de soda, 2 colheres (de sopa) de açúcar e 1 garrafa de vinho branco de qualidade. Feito isso, é só mexer delicadamente para que tudo se misture e servir.

2. Ruby Riviera

Mais um drink delicioso, elegante e refrescante é o Ruby Riviera. Em uma taça, coloque bastante gelo e partes iguais de vinho rosé, refrigerante de laranja e vodka. Misture com cuidado, decore a borda da taça com uma bonita fatia de toranja (também conhecida como grapefruit) e sirva imediatamente.

3.Kir Royal

Esse coquetel, originário da França, é perfeito para quem gosta de bebidas sofisticadas e bem leves. Seu modo de preparo é superfácil: em uma taça (preferencialmente de champagne), acrescente um quarto de creme de cassis e preencha o restante com um bom champagne (vinho branco espumante produzido na região de Champagne, na França). Mexa delicadamente e decore com uma cereja no fundo da taça.

4. Sangria

Leve e refrescante, esse é um drink ideal para os dias mais quentes. Com um preparo bastante parecido com o clericot, você deve pegar 1 laranja e 2 fatias de abacaxi, descascar, tirar as sementes, picar grosseiramente e colocar em uma jarra grande.

Depois, acrescente açúcar a gosto (prefira usar pouco, para realçar os sabores dos ingredientes), 50 ml de brandy (conhaque feito de uvas) e o suco de 1 limão (preferencialmente o taiti). Misture tudo isso, deixe a bebida curtir por poucos minutos e adicione 200 ml de soda e meia garrafa de vinho tinto. Mexa de leve todos os elementos e sirva bem gelado.

Ele combina muito bem com lulas, camarões e peixes fritos, principalmente pelo fato de ser de origem espanhola.

5. Coquetel de champagne

Esse é um coquetel com um toque sofisticado e ao mesmo tempo frisante, com um modo de preparo bem simples: em uma taça, coloque 4 gotas de angostura (bebida amarga e bem concentrada) e 1 colher (de chá) de açúcar. Finalize adicionando o champagne gelado. No momento de servir, coloque por cima uma tirinha de casca de laranja que deve ser torcida para soltar todos os aromas.

Em uma versão um pouco mais intensa e marcante, é acrescentado cerca de 25 ml de um bom conhaque no copo.

6. Drink de limão com vinho

Levemente frisante e com bastante frescor, esse é um drink que possui um pouco mais de acidez. Em um copo alto, coloque 1 colher (de chá) de suco de limão (siciliano ou taiti) e 2 colheres (de chá) de açúcar. Misture até que todo o açúcar se dissolva, acrescente bastante gelo e ¾ do copo de soda. Logo em seguida, complete com 25 ml de vinho tinto (ou branco) seco e sirva gelado em uma pequena taça.

Existe uma outra versão bem mais forte, para quem estiver animado para uma noite agitada. Nela, você deve macerar em uma coqueteleira 1 limão sem semente e picado com 1 colher (de sopa) de açúcar. Depois, misture com 25 ml de cachaça e 150 ml de vinho. Por fim, sirva com muitas pedras de gelo, em um copo de whisky e decorado em sua borda com uma fatia de limão siciliano.

7. Espanhola

Um dos drinks mais consumidos no Brasil é uma batida conhecida como espanhola. Bem simples de fazer, adocicada e saborosa, a bebida consiste em uma mistura no liquidificador de 150 ml de vinho tinto, 4 colheres (de sopa) de leite condensado, 1 rodela de abacaxi picado e cerca de 5 pedras de gelo.

Depois de bater tudo, coloque em um copo grande e bem bonito, decorando a borda com uma rodela de abacaxi e folhas de hortelã.

Em uma outra versão é possível substituir o vinho tinto pelo branco e o abacaxi pela mesma quantidade (do vinho) de suco de pêssego. Nesse caso, utilize uma fatia da fruta em questão para decorar, junto também das folhinhas de hortelã.

8. Locomotiva

Uma bebida bem diferente e muito elegante é a locomotiva. Para fazer, coloque em uma coqueteleira 1 cálice de Vinho do Porto (3 colheres de sopa), 1 gema de ovo, 1 colher (de sobremesa) de mel e 1 colher (de sobremesa) de licor de Curaçau. Mexa tudo muito bem e sirva em taças menores ou em copos de shot.

Embora pareça uma mistura não muito atrativa, o resultado é surpreendente, com um complemento de sabores bastante agradável.

Agora você já sabe receitas incríveis de drinks com vinho para se refrescar nos dias quentes. Lembre-se de que os vinhos são as bebidas mais sofisticadas do mundo. Por isso, os drinks à base deles não poderiam ser diferentes.

Mostre a todos os seus amigos e familiares o quanto conhece sobre o assunto preparando coquetéis deliciosos e surpreendentes. Uma boa dica é testar todas as combinações e também buscar outras até que você encontre as suas preferidas. Aproveite!

Você curtiu este post? Então compartilhe em suas redes sociais e mostre a todos os seus amigos como os vinhos são versáteis, inclusive para a preparação de incríveis drinks. Até breve!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"